terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Volta às aulas 2011 Dicas para se dar bem nos estudos

Estudar palavra que muitos alunos preferem esquecer nas férias e principalmente no carnaval, mas infelizmente esta é uma palavra que assombra a todos os jovens estudantes, pois estes mal de despedem de um feriadão como o carnaval e logo já esta na hora de voltar a estudar novamente, sem contar no ano inteirinho que ainda esta por vir. Muitas crianças e adolescentes reclamam de ter que ir para a escola e ter que passar mais de 6 horas confinados ouvindo os professores falar.
Mas para estes vale lembrar que os estudos são tudo na vida de um ser humano e que no momento em que bater o desespero e a duvida é importante lembrar que isso um dia vai acabar e a única coisa que te restará serão as lembranças e a pratica de tudo que aprendeu desde até mesmo no jardim de infância. É normal que os pais fiquem revoltados quando o filho diz que odeia estudar e que pretende abandonar tudo, mas lembre-se que estes não querem que você passe pelo mesmo que ele passou quando tinha a sua idade.
E quando estiver com muita raiva de seu professor lembre-se que seus pais passaram pelo mesmo, mas resistiram a tudo e que não é a toa que tanto o pai quanto a mãe estão felizes com o que tem, e além de tudo pode ter certeza que para conquistar tudo isso não foi fácil. Então se ao lerem este artigo pensaram bem e resolveram estudar para valer ai vai algumas dicas caso queira se esforçar realmente e se dar bem na escola.
1°- Estudar muito e pra valer, embora ficar batendo papo no MSN seja ótimo e ouvir aquela musica que gosta também seja muito bom, mas nos momentos de prova ou até mesmo nos momentos decisivos de seu contato com a escola o mais importante é estudar. E mais uma coisa, não deixe para estudar um dia antes da prova e também não estude-a correndo para ir logo conversar com os amigos, pois estude com muita calma e concentração.
2°- pare de ficar “viajando” enquanto o seu professor(a) esta explicando algo na frente da classe, por mais que a odeie e não curta a matéria procure prestar atenção. Porque além de aprender mais sobre aquilo quem sabe poderá a te começar a gostar. Pois existem muitas pessoas que não gostam da matéria porque não prestam atenção na explicação e por isso na hora das avaliações tira notas baixas.
3°- Tudo bem que guardar tudo aquilo que seu professor esta falando não é fácil, então se acha que de maneira alguma conseguira entender tudo e nem memorizar comece a anotar as coisas que mais acha importante e que tem certeza de que irá cair em uma avaliação. E depois quando chegar em casa comece a tirar um tempo para estudar, ler e entender ainda mais o que foi explicado na sala de aula naquele dia.
4°- A sua calma e educação para com os professores te ajudará mais ainda a tirar notas e a prestar atenção em nestas matérias, pois se for educado e atencioso com todos os seus professores pode ter certeza que eles o retribuíram do mesmo jeito. Exceto alguns que pegam o ano para realmente “pegarem” no seu pé, mas lembre-se isso é normal, pois todos os anos aparece alguns.
5°- Crie métodos para começar a estudar, mas comece a criar coisas que somente você entenda para que consiga estudar perfeitamente e é importante saber que para aprender e ir bem na prova você não precisa estudar necessariamente igual aos seus colegas, basta que tenha um método que você entenda melhor.
6°- Escolha bem os grupos nos momentos em que precisar fazer trabalhos ou avaliações em grupo, pois procure escolher os melhores e os mais esforçados, porque é muito fácil escolher alunos que não fazem nada para levar notas e pontinho em cima de seu trabalho.
Bom espero que essas dicas tenha ajudado, pois estes são somente os princípios básicos que devem ser seguidos na casa e na escola para que hoje seja um aluno bem sucedido e amanha um profissional que sabe o que esta fazendo.